Documentário “Tirando os Véus” realiza filmagens no Líbano

Sex, 19/06/2015 - 15:03
Publicado em:

A diretora Rose La Creta registrou a diversidade cultural do país, durante sua participação na Conferência da Energia da Diáspora Libanesa, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e dos Emigrantes do Líbano.O filme “Tirando os Véus, a distância entre dois mundos” (título provisório), em fase de produção, acaba de concluir mais uma etapa de filmagens, desta vez, no Líbano. Convidada a participar como palestrante no painel "Media, Advertising, Musica & Cinema", da Conferência da Energia da Diáspora Libanesa, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e dos Emigrantes do Líbano, em Beirute, entre 21 a 23 de maio, a diretora Rose La Creta registrou Beirute e sua diversidade, Tyre, no sul, com as ruínas romanas, Tripoli, ao norte, onde o projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer é local de visitação, cidades como Byblos, que é patrimônio universal, os Souks de Sidon, Nabatieh e a vida noturna que pulsa em Beirute, com seu famoso Music Hall, café teatro com músicos extraordinários.

“Ao longo da viagem, a estrutura narrativa do filme é concebida como um périplo - Rihla em árabe -. Ouvimos personalidades como antropólogo Melhem Chaoul, a diretora do Centro de Imigração Guita Hourani, visitamos a Vinicola Ksara e ouvimos o senhor Zafer Chaoui contar sua história”, ressalta a cineasta, que também entrevistou a designer Nada Debs, e brasileiros de origem libanesa, como a deputada Jandira Feghali, convidada para o encontro sobre imigração, que foi conhecer suas raízes. 

Seguindo a narrativa do filme, a viagem, o périplo, o espectador percebe que a cineasta cruza o pais de táxi, observando pela janela as várias estradas, que levam às diferentes cidades, numa mistura de ilusão e realidade, como ressalta Rose. “Esse material vem sustentar a reflexão do filme, que destaca a importância da imigração libanesa no Brasil, onde seus descendentes enriqueceram a cultura e a alma brasileira.”

O documentário, que começou a ser produzido em 2013, tem sido um intenso processo de transformação. A temática da coexistência e a harmonia das diferentes religiões e etnias, entre Oriente e Ocidente num mesmo país, através da trajetória dos cerca de oito milhões de libaneses e seus descendentes no Brasil, o que ajudou os dois povos a construir uma relação de integração religiosa e cultural como poucas no mundo, vem se enriquecendo a cada nova experiência da cineasta. “Hoje o filme está mais focado no diálogo das culturas e das correspondências do multiculturalismo da cultura árabe na antiguidade, representada pelo Líbano, e do Brasil na modernidade.”

A produção, apoiada pelo LFA, Lebanese Film Academy, tem sido um processo contínuo de transformação, de descobertas, como ressalta a diretora. “Creio que podemos no final ter uma mudança de titulo do filme, o processo mostra que, da preparação até a finalização, vivemos um work in progress”.

“Tirando os Véus” é uma realização da Olhar Feminino Produções Ltda. em parceria com o Consulado do Líbano no Rio de Janeiro, instituição com a qual Rose La Creta vem desenvolvendo projetos desde 2002, com a criação e produção do evento "Mosaicos do Líbano"no eixo Rio/São Paulo/Brasília, que teve como convidados a cineasta Jocelyne Saab, para sua retrospectiva, e o maestro Gabriel Yared, ganhador do Oscar com o filme "O paciente Inglês", para um concerto de trilhas musicais para cinema. Em 2003, Rose foi convidada com presidente do Júri do festival de cinema de Deir Qamar no Líbano e 2004 preparou a I Mostra retrospectiva de Cinema Brasileiro no Mideast Film Fest, Beirute-Líbano, com apoio da Secretaria do Audiovisual -MINC e do exibidor do Empire Films em Beirute, Mario Haddad.