Festa de abertura da Mostra em São Paulo celebra as culturas árabe e brasileira
Foi uma celebração das culturas árabe e brasileira, com casa lotada, decoração árabe e quatro bandas que animaram o ambiente: Orkestra Bandida (multi-instrumental formada por pesquisadores da música árabe), Mutrib (com repertório de músicas da Turquia), Yaqin Ensemble (que trabalha a música oriental com instrumentos de cordas e sopro) e Xaxado Novo (que explora a rabeca, instrumento de origem arábico que influenciou o baião e a música nordestina brasileira).
Além dos quatro shows, houve exposições gastronômicas, projeções de vídeo e discotecagem com músicas tradicionais árabes. “A casa cheia mostra o grande interesse do público brasileiro pela cultura árabe”, avalia Felipe Gomide, diretor artístico da Regionave Cultural, organizadora do evento e parceira da Mostra. “Acredito que as pessoas buscam cada vez mais transcender a visão estereotipada que é vendida pela grande mídia sobre o mundo árabe e islâmico, impulsionada por interesses econômicos e geopolíticos”, afirmou ao site do ICArabe. “Música, caligrafia, poesia, cinema, história, arquitetura, literatura, são tantos os patrimônios culturais abarcados pelo mundo árabe, que é plenamente compreensível o grande interesse”, disse.
Segundo Gomide, foi possível perceber com a festa as ligações entre as culturas árabe e brasileira. “Diversos ritmos e instrumentos musicais como a rabeca e a zabumba, só chegaram até nós pela influência árabe. Não existiria forró, por exemplo, se não houvesse os árabes”, afirmou.
Para o diretor artístico, é preciso que o universo árabe seja cada vez mais respeitado e valorizado. “Esperamos que os bens culturais gerados pelos árabes estejam cada vez mais presentes em nosso país”, concluiu.
Confira mais imagens da festa em nossa página no Facebook.
A programação completa da Mostra está em http://www.icarabe.org/noticias/10a-mostra-mundo-arabe-de-cinema-estreia-em-sao-paulo-no-dia-12