Uma lição que permanece

Sex, 15/03/2013 - 11:31
Publicado em:
"Nosso querido Aziz não morreu. Permanecem vivas as lembranças de todo o seu carinho com a cultura árabe e a história da imigração. São importantíssimos seus trabalhos e pesquisas científicas versando sobre a geografia de nosso país, colocando seu nome dentre os maiores pesquisadores do Brasil, reconhecido amplamente no exterior. Quem faz tudo isso não morre, permanece vivo para sempre e nos orgulha eternamente!"

Prof. Dr. Claudio Zaki Dib – Professor aposentado do Instituto de Física da USP

 
"Inesquecível Professor Aziz, sempre interessado nas atividades do ICArabe. Sempre disposto a sair de seu conforto e prestigiar um curso com suas palestras! Sempre pronto para participar de reuniões de trabalho, orientando a todos com inteligência e ponderação! Estamos sentindo falta do seu apoio e amizade! Não o esqueceremos jamais!"

Heloisa Abreu Dib Julien – Historiadora e Secretária Geral do Instituto da Cultura Árabe

 
"O Professor Aziz Ab’Saber, durante os primeiros anos do ICArabe em que convivemos, repetiu com pertinaz e jovial sabedoria, ao longo de inúmeros eventos e palestras, a saga de seu pai, Nacib, quando chegou ao Brasil nos primeiros anos do século XX.
Mas aquela história simples estava toda pontuada de observações sobre a história, a geografia e as relações coloquiais que seu pai “Nacibinho” viveu naquele período, através de caminhos muitas vezes hostis, na gigantesca terra onde chegou; visões reais e memorísticas que coloriam  e temperavam aquela história, tão parecida às de tantos outros imigrantes árabes daquela época, ou de épocas mais recentes.
Tecia ele assim, de modo quase elementar, uma lição, um quadro que revelava o verdadeiro choque resultante do amálgama, do encontro entre a herança e as tradições cultural do Oriente Médio com o universo urbano e rural do Brasil de um século atrás, que foram as fontes originais de sua criação.
Essa história Aziz publicou num pequeno livro, que saiu com jeitão de historia oral familiar. Mas para nós, que com ele tivemos o privilégio de partilhar momentos de profunda erudição e vivacidade, fica para sempre a certeza da permanência de sua obra e de sua presença forte,  que se estende com as graças divinas para uma profícua eternidade, num exemplo de sua postura altiva, de sua independência e honrosa dignidade, muito especiais e quase únicas, no contexto dos maiores sábios do Brasil contemporâneo."

Gabriel Bonduki, membro da Diretoria do ICArabe.