Empreendedora síria lança campanha de financiamento coletivo para criar escola e restaurante de culinária árabe
Muna veio para o Brasil com o marido e os filhos devido à guerra. “Nossa cidade, Latakia, era mais segura que as outras cidades na Síria, mas a situação econômica era terrível”, diz. “Não tinha fraldas, leite, remédios para as crianças.”
Chegando ao Brasil, após passar pelo Egito, Muna criou a página no Facebook “Muna - Sabores & Memórias Árabes”, para vender os pratos típicos da Síria. “Eu vivo dos pedidos que recebo e também cozinho em workshops. Sinto muita saudade de casa, mas gosto de viver no Brasil. Muitos brasileiros gostam da comida árabe e não sabem fazer”, fala, sobre a oportunidade encontrada no país.
A campanha de Muna começou em 21 de março e o seu objetivo é arrecadar R$ 60 mil em dois meses por meio do site Kickante. Acesse a campanha aqui.
Mais empreendedores
Talal Al-Tinawa, que também chegou ao Brasil em 2013, é mais um sírio cujas habilidades culinárias ficaram famosas em São Paulo. Como Muna, ele lançou uma campanha de financiamento coletivo. E obteve sucesso na arrecadação. A previsão é de que seu restaurante seja inaugurado neste mês de abril, no Brooklyn, zona sul de São Paulo. “Estou feliz. Imagino um bom futuro para mim e para minha família. Gosto do Brasil, sei que no aqui, se eu precisar de ajuda, o povo me ajuda.”
Kamal Kabawa, por sua vez, está no país desde 2014 e ainda pensa em como conseguir os recursos para também abrir seu próprio negócio. “Espero abrir um restaurante de culinária síria que seja o primeiro de seu tipo na América Latina, com doces de luxo e torradas de primeira qualidade”, sonha.
Ele e Talal participaram, no começo do ano, do food park Piknik Faria Lima, na zona sul da cidade, vendendo suas iguarias. Quem quiser fazer pedidos aos dois, pode entrar em contato pelo perfil no Facebook “Espiha Arabe” ou a página “Talal Culinária Síria”.