Artistas da cultura árabe apresentam-se na festa da minissérie baseada na obra de Milton Hatoum

Sex, 31/10/2014 - 00:31
Publicado em:
Os músicos Sami Bordokan, Cláudio Kairouz e William Bordokan, com a participação dos bailarinos Cristina Antoniadis, Tufic Nabak e Elaine Rolemberg , realizaram apresentação na segunda-feira, dia 27 de outubro, no Projac, estúdio da TV Globo, no Rio de Janeiro, na festa de abertura dos trabalhos da minissérie ”Dois Irmãos”, baseada na obra de Milton Hatoum. O escritor amazonense e o ator libanês Mounir Maasri participaram da celebração, além de outros atores do elenco como Juliana Paes, Antonio Calloni e Eliane Giardini. A atração estreará no primeiro semestre de 2015.O romance foi publicado no ano 2000, onze anos após "Relato de um certo Oriente”. Na obra, Hatoum retoma os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. 

O enredo tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. 

O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.

O livro ganhou o Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance.