Imigrantes e refugiados ganham curso de língua portuguesa em Porto Alegre
As aulas e o material didático são gratuitos, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).Uma parceria entre o Ministério da Justiça, Ministério da Educação e Prefeitura de Porto Alegre irá ofertar 50 vagas em cursos de língua portuguesa para imigrantes e refugiados. As aulas e o material didático são gratuitos, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Para participar desta primeira etapa, os imigrantes e refugiados já podem procurar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre (SMDH) e efetuar a pré-matrícula. O endereço é Rua dos Andradas 1643, 4º andar, sala 402, Centro Histórico. O horário de atendimento é de 9h às 12h e de 13h30 às 17h. Os documentos exigidos para a inscrição são o CPF e/ou passaporte, além de um comprovante de residência.
A aula inaugural será no dia 14 de dezembro, próxima segunda-feira. Depois disso, as turmas de 25 alunos se reúnem sempre de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, no Instituto Federal Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Os cursos são uma iniciativa do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare/MJ), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico (Setec/MEC), da SMDH e do IFSUL-RIO-GRANDENSE.
Serviço
Curso de Português para imigrantes e refugiados em Porto Alegre
Pré-matrícula
Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre - Rua dos Andradas 1643, 4º andar, sala 402, Centro Histórico
Horário de atendimento: 9h às 12h e de 13h30 às 17h.
Documentos necessários: CPF, passaporte e comprovante de residência
Período: de 7 a 11 de dezembro
Aula inaugural: 14 de dezembro
Aulas:
Data: de terça a sexta-feira
Horário: das 18h às 22h
Local: Campus Porto Alegre - IFRS - Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS - E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002