Mostra exibe roupas e objetos da Palestina

Sex, 22/01/2016 - 00:11
Publicado em:
Vestidos bordados à mão usados pelas mulheres palestinas em casamentos e outras ocasiões especiais poderão ser vistos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de 21 de janeiro a 08 de março, na exposição "Raízes Palestinas: História através da Arte". O destaque da mostra é o acervo de 24 trajes típicos colecionados por Nahida Tamimi Alzeben, embaixatriz e adida cultural da embaixada da Palestina em Brasília.

“Antigamente, a noiva ganhava, como parte do dote, o material para fazer seu vestido. Hoje, elas usam um vestido branco ocidental, mas ainda recebem [tecidos e bordados] como presente do noivo”, conta Alzeben. Atualmente, destaca a embaixatriz, os vestidos bordados são usados por mulheres cristãs em ocasiões como Natal e Páscoa, e pelas muçulmanas em datas religiosas, aniversários e festas populares.

A embaixatriz nasceu em Canela, na serra gaúcha, filha de um casal de palestinos. Urbanista e restauradora, ela trabalhou durante quatro anos no Ministério do Planejamento Urbano da Palestina em Ramallah.

Além dos 24 vestidos, a exposição conta com um traje masculino e um infantil. “Algumas peças foram doações de amigos e familiares, outras o embaixador (da Palestina, Ibrahim Alzeben) comprou e algumas eu comprei em viagens”, explica a embaixatriz, sobre a coleção que ela formou em mais de uma década.

Entre as peças mais antigas estão dois vestidos de algodão. “Eles são muito carregados de bordados e foram comprados na fronteira da Palestina com o Egito. São vestidos pesados”, destaca Alzeben.

A mostra traz ainda um quadro pintado por um artista colombiano, mostrando a parte antiga da cidade de Jerusalém; um quadro da Santa Ceia; fotos de toucas e chapéus típicos usados em casamentos; uma Bíblia e um Alcorão decorados com madrepérola da cidade de Belém; peças de cerâmica da cidade de Hebron; bandejas e jarras em bronze; e chaves de casas de pessoas que tiveram que deixar a Palestina.

A data de encerramento de exposição, em 08 de março, foi escolhida para homenagear o Dia Internacional da Mulher. “A mulher é quem mantém a luta pela Palestina. É a que cuida da família enquanto seus maridos estão presos ou foram assassinados. A mulher palestina é o símbolo da revolução palestina”, diz Alzeben sobre a escolha em homenagear as mulheres do país árabe.

Esta é a 11ª edição da mostra no Brasil e a segunda vez que ela é montada em Porto Alegre. A exibição já foi realizada em São Paulo, Campinas, Rio Branco, Carazinho, Novo Hamburgo, Canoas e Passo Fundo. No exterior, a mostra passou por Colômbia e Cuba.

 

Serviço

Exposição Raízes Palestinas: História através da Arte

De 21 de janeiro a 08 de março

Local: Memorial do Rio Grande do Sul

Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico – Porto Alegre

Horário de visitação: De terça à sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a mostra estará aberta das 09h às 18h.

Entrada gratuita