Nota do Ministério das Relações Exteriores sobre a restauração da Basílica da Natividade
Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa
Nota nº 16
27 de janeiro de 2018
Restauração da Basílica da Natividade
O governo brasileiro aprovou a doação de R$ 792 mil para a restauração da Basílica da Natividade, na cidade de Belém (Palestina). Construída a partir do século IV, para marcar o local do nascimento de Jesus, a basílica é visitada por aproximadamente 3 milhões de peregrinos e turistas anualmente.
Em 2008, o governo palestino e as três denominações cristãs presentes no edifício – greco-ortodoxa, armênia e católica romana – lançaram, em coordenação e sob a supervisão da Unesco, iniciativa de restauração do monumento. O projeto conta com auditoria internacional independente da empresa Deloitte & Touche.
O governo palestino e seus parceiros internacionais já arrecadaram US$ 10 milhões, cerca de metade dos recursos necessários para a restauração do edifício. Os recursos já permitiram a restauração de elementos como o teto, as janelas e diversas partes das fachadas. Encontra-se em andamento a restauração de 20 das 50 colunas da estrutura, muitas das quais contêm pinturas de motivos religiosos cristãos. As próximas etapas incluirão a restauração do restante das colunas e do mármore e dos mosaicos do piso.
Além do Brasil, participam do projeto Alemanha, Bélgica, Chile, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, Polônia, Rússia, Santa Sé e Turquia, assim como entidades e empresas palestinas e estrangeiras e indivíduos de diversas nacionalidades.