“5 Câmeras Quebradas” ganha Emmy Internacional de melhor documentário

Ter, 26/11/2013 - 18:27
Publicado em:
O filme “5 Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, que abriu a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, realizada em agosto e setembro, ganhou o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, como melhor documentário. A premiação aconteceu na noite de segunda-feira, 25, em Nova Yorque (EUA).

Consagrado em diversos festivais do mundo, como o Sundance e o Festival de Jerusalém, e indicado ao Oscar de melhor documentário, “5 Câmeras Quebradas” é um extraordinário trabalho de ativismo cinematográfico e político, um relato pessoal, em primeira mão, da resistência não-violenta na Palestina, feito por um agricultor palestino que comprou sua primeira câmera em 2005 e passou a usá-la como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses (assista ao trailer em http://www.youtube.com/watch?v=oLqerCt_WSs)

Dirigindo em parceria com o israelense Guy Davidi, Burnat, Burnat faz uma denúncia pessoal e dolorosa à ocupação israelense na Cisjordânia. O palestino começou a filmar as manifestações desde o início, em 2005, ano em que seu filho nasceu. Jibreel viveu desde muito pequeno a realidade da ocupação: entre as primeiras palavras que aprendeu a falar estão soldados e cerca.