Livro de Soraya Misleh sobre a catástrofe palestina terá lançamento na Matilha Cultural

Qua, 19/07/2017 - 16:08
Publicado em:

Acontece no dia 21 de julho, a partir das 19h30, na Matilha Cultural, o lançamento do livro Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina (Editora Sundermann), da jornalista palestino-brasileira Soraya Misleh. Na ocasião, a autora fará apresentação da obra e participará de debate com o público. O lançamento integra as diversas atividades sobre os refugiados, dentre elas a exposição fotográfica Infância Refugiada, de Karine Garcêz, quepode ser vista até 20 de agosto.

Fruto de dissertação de mestrado concluída em 2013 no programa de Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), a publicação Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina traz contextualização histórica sobre os acontecimentos que culminaram na Nakba (catástrofe palestina que significou a criação do Estado de Israel em 15 de maio de 1948), debruçando-se sobre o processo de expulsão e destruição da aldeia de Qaqun naquele ano, onde o pai da autora nasceu. Resgatar essa memória é fundamental ao reconhecimento histórico necessário a uma solução justa, que contemple o retorno dos milhões de refugiados palestinos às terras de onde foram e continuam a ser expulsos. A publicação contou com o apoio do Instituto Brasil-Palestina e custa R$ 20.

Sinopse  do livro

Neste conciso e notável relato histórico sobre a catástrofe na Palestina em 1948, Soraya Misleh transcreve a fala de alguns sobreviventes de Qaqun, uma das centenas de aldeias e vilarejos destruídos por forças palamilitares sionistas. Além de analisar as origens da ideologia sionista – conceito-chave para a compreensão da Nakba -, a autora dá voz a alguns palestinos que, forçados a deixar sua terra, sobrevivem penosamente em campos de refugiados. Mas, apesar da extrema brutalidade da limpeza étinica, a Palestina e seu povo não desaparecem. Ou, como diz um sobrevivente da catástrofe: “A Palestina é um nome e um corpo, uma coisa amável que jamais se esquece”.

Roda de Conversa: "Militarização das Vidas"

Nesta quinta-feira, dia 20 de julho, às 10h30, Soraya Misleh participará, ao lado de Clarens Chery - estudante de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares e atual responsável dos assuntos jurídicos da USIH, de uma Roda de Conversa sobre Militarização das Vidas. Na ocasião, a jornalista também apresentará aos presentes o seu livro Al Nakba - um estudo sobre a catástrofe palestina. O evento contará, anda, com  presença das Mães e Familiares do Rio de Janeiro e de São Paulo. O encontro ocorrerá no Ibase (Rua Senador Dantas 40 - Centro).