Encontro em Brasília promove capacitação laboral de solicitantes de refúgio, refugiados, imigrantes e apátridas

Ter, 13/03/2018 - 23:07
Publicado em:

Entre os dias 14 e 15 de março, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) realizará, com apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, o seminário de capacitação sobre trabalho para solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas e imigrantes. Sob o tema “Trabalho digno, uma via de integração: a função de liderança e seu potencial junto aos migrantes e refugiados”, o evento acontecerá no Centro Cultural de Brasília e receberá pessoas de todo o Brasil.

Este será o primeiro encontro nacional voltado para esta população realizado em Brasília com o objetivo propiciar o debate e aprofundamento sobre o tema entre migrantes, refugiados, apátridas. Além disso, buscará favorecer a interação desta população com órgãos de governo e instituições internacionais e com o IMDH, que deseja estimular e apoiar lideranças entre os participantes para que se sintam cada vez mais confiantes para construir sua própria história, elaborar e apresentar propostas de políticas públicas.

Participarão do seminário migrantes e refugiados de 12 países e uma pessoa apátrida.

O evento contará com participação de representantes do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Conselho Nacional para os Refugiados (CONARE/SNJ/MJ), Conselho Nacional de Imigração (CNIg/Ministério do Trabalho), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Fundación AVINA e Ministério Público do Trabalho.

Visando estimular a integração entre os participantes, os organizadores oferecerão uma visita cultural por Brasília, e proporcionarão também momentos em que poderão compartilhar experiências e participar de dinâmicas de grupo, lideradas pela Fundación Avina e a organização FICAS.

Join our #WithRefugees campaign 
Sign the petition today

 

Legenda da foto: @Acnur/ Isabela Mazão @Acnur/ Isabela Mazão. Manaus: Aulas de português facilitam a integração de refugiados e solicitantes no Brasil.