ICArabe e Pandora Filmes promovem debate sobre o filme “O homem que vendeu sua pele"

Sex, 05/11/2021 - 19:36
Publicado em:


O Instituto de Cultura Árabe e a Pandora Filmes promoveram um debate sobre o filme "O homem que vendeu sua pele", nesta quarta-feira, 4 de novembro.

O evento online foi apresentado por Thaisa Zanardi, coordenadora de lançamentos da Pandora Filmes. Mona Perlingeiro, consultora Especialista em Migrações na ONG Viração Educomunicação e João Amorim, professor de Direito Internacional na Unifesp, foram os convidados que integraram o debate.

Os participantes fizeram uma análise sobre o filme e debateram sobre as questões como imigração, estereótipos sociais e culturais, xenofobia, preconceito, vulnerabilidade.

Amorim afirmou que as questões que o filme apresenta, apesar da complexidade, são tratadas com leveza. "Fiquei maravilhado, o filme é espetacular e trata o tema de forma poética. Recomendo que todos assistam".

Mona Perlingeiro citou uma das questões apresentadas na película, que é a dificuldade que os refugiados enfrentam para viver em outros países. "O filme chamou atenção logo de início pelo fluxo imigratório em massa, devido aos conflitos. Trata questões que envolvem especialmente a arte e outras situações que muitos refugiados enfrentam na vida real, como situações análogas à escravidão", afirmou.

O evento foi transmitido pelo canal da Pandora Filmes no YouTube. Para assistir a discussão completa. Clique aqui para assistir.

Sobre o filme:

Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional (The Man Who Sold his Skin). O longa de Kaouther Ben Hania estreiou em circuito comercial no Brasil no dia 2 de setembro com distribuição da Pandora Filmes. Estrelado por Yahya Mahayni, Monica Bellucci, Dea Liane e Koen de Bouw, teve uma ótima recepção no Festival de Veneza em 2020, onde foi exibido na Seleção Oficial e Yahya Mahayni saiu premiado como Melhor Ator. O lançamento tem apoio do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)

A ideia do filme O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE começou a germinar na cabeça da diretora Kaouther Ben Hania em 2012, quando ela visitou uma retrospectiva dedicada ao artista belga Wim Delvoye, no museu do Louvre em Paris. “Lá eu vi a obra em que o artista tatuou as costas de Tim Steiner, um homem sentado em uma cadeira, sem camisa, exibindo o design de Delvoye. A partir desse momento, esta imagem singular e transgressora não me deixou.”. Pouco a pouco, outros elementos da experiência de vida da diretora acrescentaram situações e enriqueceram essa imagem. “Uma vez que todos esses elementos vieram juntos, a história parecia pronta e me compeliu a escrevê-la. Um dia em 2014, quando eu estava prestes a editar a enésima versão do roteiro do meu filme anterior, “Beauty e os Cães”, descobri-me escrevendo sem parar durante cinco dias a história desse filme ”, conta a diretora.

O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE retrata dois lados opostos do mundo, o mundo das artes e o mundo dos refugiados, um deles elitista, onde liberdade é a palavra-chave e, do outro lado, um mundo de sobrevivência impactado por acontecimentos atuais em que a falta de escolha é a preocupação diária dessas pessoas. E é justamente no contraste entre esses dois mundos que o filme acontece e faz uma reflexão sobre privilegiados e condenados.

No filme, o protagonista Sam Ali concorda em vender suas costas para o diabo porque ele não tem escolha e, assim, ele entra na esfera elitista e hiper-codificada da arte contemporânea por uma porta improvável. Seu olhar aparentemente ingênuo apresenta este mundo ao espectador de um ângulo diferente do que o normalmente mostrado pelo estabelecimento cultural.

O protagonista Sam é um homem um tanto orgulhoso, porém honesto. Tornar-se um objeto, onde é exposto, vendido, empurrado de um lado para o outro começa a incomodá-lo até que ele decide confrontar esse universo na tentativa de recuperar sua dignidade e sua liberdade.

Sinopse

O filme acompanha Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo que trocou seu país pelo Líbano para escapar da guerra. Para poder viajar para a Europa e recuperar o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo. Transformando seu próprio corpo em uma obra de arte de prestígio, Sam perceberá, entretanto, que sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade. 

O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE (The Man Who Sold his Skin)

Direção: Kaouther Ben Hania

Roteiro: Kaouther Ben Hania

Elenco: Yahya Mahayni, Monica Bellucci, Dea Liane e Koen de Bouw

País: Tunísia, França, Bélgica, Alemanha, Suécia e Turquia

Duração: 104 min

Distribuição: Pandora Filmes