Companhia de teatro brasileira integra festival na Tunísia

Qua, 21/12/2022 - 10:42
Publicado em:

A Palco Companhia de Teatro é a primeira trupe brasileira a participar do Festival Internacional de Teatro Infantil de Neápolis, na cidade de Nabeul, na Tunísia. O evento, que chega a sua 35ª edição, acontece de 18 a 25 de dezembro e reúne 16 companhias de teatro de 14 países. São eles Argélia, Bélgica, Brasil, Croácia, Chipre, Egito, França, Iraque, Irã, Itália, Líbano, Marrocos, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Encabeçada por Paula Giannini, a Palco Companhia de Teatro levará dois espetáculos ao festival, e fará duas apresentações de cada.

A produção Se essa rua fosse minha é uma peça com brincadeiras interativas e cantigas do folclore infantil brasileiro que já soma 17 anos em cartaz e muitos prêmios; e a peça Meu boizinho quer brincar é uma montagem musical com marchinhas de carnaval e frevos, máscaras, bonecos e guerra de confete, além de bichos interativos, sendo o principal deles o Bumba Meu Boi, ou Boi Bumbá, lenda do folclore brasileiro.

As apresentações brasileiras vão ocorrer nos dias 20, 21 e 22 de dezembro e haverá tradução para o árabe.

Giannini contou à ANBA que irão quatro integrantes da trupe, incluindo ela, que irão se revezar entre atores e técnicos em cada apresentação. “Aqui, todo mundo faz tudo”, disse ela. Além disso, os cenários, equipamentos e figurinos vão na mala dos quatro. Viajam ao festival com Giannini o ator e diretor Amauri Ernani, o ator e figurinista Sido Calesso e a atriz e aderecista Andreza Crocetti.

“Esse tipo de experiência vale muito a pena, a troca é muito grande. O teatro de cada um desses países é muito rico. Eu escrevo em uma revista eletrônica de dramaturgia e quando voltar, vou relatar essa viagem”, disse a atriz e roteirista.

A trupe viaja a convite da Embaixada do Brasil na Tunísia, com o objetivo de divulgar e promover a cultura brasileira no país árabe.

Serviço

35º Festival internacional de Teatro Infantil de Neápolis
De 18 a 25 de dezembro
Nabel, Tunísia
https://neapolisfestival.com/fr/