Revista da UERJ traz estudo sobre ascensão da islamofobia na Europa

Qui, 22/12/2022 - 23:04
Publicado em:

A Revista do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil e Argentina - Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, acaba de lançar o estudo  “Nós somos o povo! as manifestações populistas do Pegida no cenário da Alemanha contemporânea”, de Luciana Garcia de Oliveira.

Publicado no Dossiê, Populismos no século XXI, o trabalho é fruto de pesquisas realizadas durante 2 anos, sobre a ascensão da Islamofobia na Europa, mais precisamente, na Alemanha, lugar onde a pesquisadora esteve em 2018.

Seu artigo, “Nós somos o povo! As manifestações populistas do PEGIDA no cenário da Alemanha contemporânea”, trata, mais precisamente, sobre o movimento PEGIDA. Essa sigla, em língua portuguesa significa “Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente”. O movimento surgiu em meados de 2014-2015, durante o auge do período conhecido como “crise dos refugiados” na cidade de Dresden, situada na parte oriental da Alemanha e, desde então, seus ativistas vêm se manifestando, online e off-line, de maneira bem eloquente. Uma das principais bandeiras do movimento é o banimento à entrada de imigrantes| refugiados muçulmanos na Alemanha.

Acesse o estudo clicando neste link