Associado Jamil Zugueib lança livro nesta quinta-feira, 21 de setembro, com mesa redonda

Qua, 20/09/2023 - 19:24
Publicado em:

O livro Psicanálise, catástrofe social e o trauma. Resistência e resiliência da comunidade Xiita do sul do Líbano aos bombardeios cometidos por Israel em 2006¨ será lançado nesta quinta-feira, 21 de setembro, às 19h, com mesa redonda sobre o tema e transmissão online: (acesse https://bbb.c3sl.ufpr.br/b/jam-iww-l8n-f4e). O autor é Jamil Zugueib, professor da Universidade Federal do Paraná, Doutor em Psicologia, coordenador do Centro de Estudos dos processos identitários, das crises e da Cultura Árabe e associado do ICArabe.  A mesa terá participação de Natalia Calfat, diretora do Instituto.

Nesta obra são analisados o traumatismo e os fatores de resistência psíquica em situações extremas.  A pesquisa de campo (2008) foi realizada com combatentes e civis em cidades do sul do Líbano, dois anos após os bombardeios realizados por Israel (2006) durante 33 dias consecutivos.

 A procura de analisar o sujeito em situações de catástrofes sociais, é o resultado da pesquisa de campo que realisei com a comunidade xiita do sul do Líbano após os 33 dias de bombardeios cometidos por Israel em 2006.  Os estudos permitiram a análise sócio-psicanalítica  dos fatores que se imbricam na identificação mítica da comunidade, da fé e da determinação política, que se superpõem na  resiliência psíquica e de reprodução da violência. Focamos a expressão cultural desses fenômenos. A obra que publico, vai além e procura traçar um breve histórico das invasões israelenses no Líbano, das linhas do pensamento do Islã político e dos recorrentes conflitos identitários que acontecem n  o Líbano desde sua fundação como Estado Nação.

O livro pode ser adquirido pelo site www.editora.ufpr.br

li