Mostra Internacional de Cinema: confira os filmes árabes e do Oriente Médio

Sex, 26/10/2018 - 03:11
Publicado em:

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresenta filmes do Mundo Árabe e Oriente Médio até a próxima quarta-feira, dia 31 de outubro.

São cerca de 20 filmes do Líbano, Palestina, Síria, Turquia, Egito, Tunísia, Catar, Emirados Árabes Unidos e Irã. Confira a seleção abaixo:

Filme: Os Relatórios sobre Sarah e Saleem (2018) coprodução Palestina/Holanda/Alemanha/México

Sinopse: Sarah é casada e dona de uma cafeteria em Jerusalém Ocidental, enquanto Saleem é um palestino que vive na parte oriental da cidade e trabalha como entregador. Apesar de suas diferenças, os dois se apaixonam e começam um romance proibido que pode destruir as famílias de ambos. Uma noite, durante um encontro às escondidas, eles são descobertos. A trama, então, ganha dimensões políticas, pois o marido de Sarah é um oficial do Exército israelense.
Vencedor do Prêmio do Público e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Roteiro no Festival de Rotterdam

Mais informações aqui

 

Filme: Cafarnaum (2018) Líbano

Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou: fugiu dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do “crime” de lhe dar a vida.
Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Mais informações aqui.  

 

Filme: Rosas Venenosas (2018) coprodução Egito/França/Catar/Emirados Árabes Unidos

Sinopse: Taheya, uma mulher de 28 anos, vive em um bairro pobre do Cairo, repleto de curtumes. Ela quer impedir os planos do irmão caçula, Saqr, que pretende fugir do país a bordo de um barco de refugiados rumo à Itália. Pelos becos mal iluminados e estreitos da região, onde águas residuais jorram nas ruas, um xamã, que observa Taheya, oferece a ela uma solução misteriosa para seus problemas.

Mais informações aqui

 

Filme: YOMEDDINE (2018) coprodução Egito/Estados Unidos/Áustria

Sinopse: Beshay, um homem que foi curado de lepra, nunca deixou a colônia isolada, no deserto do Egito, onde foi abandonado quando criança. Após a morte de sua mulher, ele finalmente decide partir em uma jornada em busca de suas raízes. Acompanhado de seu burro e de Obama, um jovem órfão, Beshay cruza o país na esperança de encontrar uma família, um lar e um pouco de humanidade.

Mais informações aqui

 

Filme: Meu querido filho (2018) coprodução Tunísia/Catar/Bélgica, França

Sinopse: Riadh está perto de se aposentar do trabalho como operador de empilhadeira no porto de Túnis. A vida que ele compartilha com a mulher, Nazli, gira em torno do único filho do casal, Sami, que está se preparando para os exames do ensino médio. As repetidas crises de enxaqueca do rapaz causam muita preocupação aos seus pais. Mas quando finalmente Sami parece estar melhorando, ele, de repente, desaparece...

Mais informações aqui.

 

Filme: 3 Faces (2018) Irã

Sinopse: A renomada atriz Behnaz Jafari fica perturbada com o pedido de ajuda, em vídeo, de uma garota provinciana —proibida por sua família de prosseguir com os estudos no conservatório dramático de Teerã. Behnaz abandona a filmagem que estava fazendo e se volta ao cineasta Jafar Panahi para ajudá-la a resolver o mistério dos problemas da menina. Eles viajam de carro para o noroeste rural, onde têm divertidos encontros com o povo encantador da aldeia da jovem. Mas os visitantes logo descobrem que a proteção das antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.
Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes.

Mais informações aqui.

 

Filme: Aqui (2018) Irã

Sinopse: Um homem sozinho e que vive isolado nas montanhas tenta salvar a vida do filho, Sohrab. Mas apesar de todo esforço, ele não consegue mudar a sua sentença de morte e Sohrab é executado. Então, ele leva o corpo do filho para ser batizado nos rios da montanha, ao mesmo tempo em que também precisa cuidar do neto.

Mais informações aqui.

 

A Carga (2018) coprodução Irã/ Catar/Sérvia/França

Sinopse: Vlada trabalha como motorista de caminhão durante o bombardeio da Otan na Sérvia em 1999. Encarregado de
transportar uma carga misteriosa do Kosovo para Belgrado, ele dirige por um território desconhecido, tentando chegar a um país marcado pela guerra. Vlada sabe que, assim que sua tarefa terminar, precisará voltar para casa e enfrentar as consequências de suas ações.

Mais informações aqui.

 

AVA (2017) coprodução Irã/Canadá/Catar

A primeira visita de Ava ao ginecologista com sua mãe foi uma experiência traumática para uma garota de 16 anos. O trauma dá lugar à raiva quando a menina descobre a desonestidade da mãe e as regras que ela quebrou quando tinha a sua idade. Perplexa e enfurecida, Ava tenta o suicídio na escola —e falha. Para evitar ser expulsa, a jovem aceita um acordo para espionar seus colegas de classe, mas a consciência pesada se torna um fardo grande demais. Incompreendida por seus pais e atormentada pelo colégio, Ava decide seguir seu próprio caminho.

Mais informações aqui.

 

Filme: REZA (2018) Irã

Sinopse: Reza e Fati são casados há nove anos e decidem se divorciar. Pelas leis islâmicas, eles têm três meses e dez dias para revogar a decisão, caso mudem de ideia. Reza está determinado a começar uma vida nova, mas Fati se nega a deixar de fazer parte da vida —e da mente— dele. Em paralelo ao processo de separação, Reza começa a trabalhar em um novo livro: ele conta a história de seus ancestrais que, anos antes, imigraram para a cidade sagrada de Isfahan.

Mais informações aqui.

 

Sunset Truck (2018) coprodução Irã/Alemanha

Uma família iraniana está passando por momentos difíceis com seu negócio, um acampamento para apreciadores do deserto. Até que Arash, o caçula, tem uma ideia. Com um anúncio no Facebook, ele passa a atrair mais visitantes com a promessa de fornecer o pôr do sol mais bonito do mundo. A melhora momentânea da situação, contudo, é prejudicada pela chegada de um rico burocrata que procura por Sayeh, sua amante que está grávida e que vive no acampamento, para convencê-la a abortar

Mais informações aqui.

 

Sobre pais e filhos (2017) coprodução Líbano/Síria/Catar/Alemanha

O diretor Talal Derki retorna ao seu país natal, a Síria, onde é recebido por uma família islamita radical. Por dois anos, o cineasta acompanhou a rotina da família, em especial a das crianças: Osama, de 13 anos, e Ayman, de 12. Os dois admiram e obedecem ao pai, cujo sonho é estabelecer o califado, forma islâmica monárquica de governo. Enquanto Osama se inclina para seguir os preceitos do patriarca, Ayman quer voltar para a escola. O filme captura o momento em que as crianças precisam deixar sua juventude para trás enquanto são transformadas em combatentes jihadistas.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri de Documentário da seção World Cinema no Festival de Sundance.

Mais informações aqui.

 

Comandante Arian (2018) coprodução Síria/Espanha/Alemanha

Nesse documentário sobre empoderamento feminino e liberdade, a diretora Alba Sotorra acompanha a comandante Arian na Síria. Quando a guerra civil estourou no país, ela se juntou à resistência e às Unidades de Proteção às Mulheres para combater o Estado Islâmico. No filme, Arian lidera um batalhão feminino em direção à cidade de Kobane para libertar reféns do EI.

Mais informações aqui.

 

Filme: Sofia (2018) coprodução Catar/França

Sinopse: Aos 20 anos, Sofia mora com seus pais em Casablanca, no Marrocos. Negando sua gravidez, a jovem acaba infringindo as leis do país ao dar à luz mesmo sem estar casada. O hospital determina um prazo de 24 horas para que ela providencie a documentação do pai antes de informar às autoridades.

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro na seção Um Certo Olhar no Festival de Cannes.

Mais informações aqui.

 

Filme: Plantação de Laranjas (2018) Irã

Aban é uma mulher de 45 anos que gerencia uma fazenda de laranjas no norte do Irã —um campo de trabalho amplamente dominado por homens. Ela lidera uma equipe formada exclusivamente por mulheres, que trabalharão temporariamente na sua colheita. O objetivo é vencer seu competidor, o fazendeiro Kazem. Mas Aban precisa superar obstáculos no percurso, como greve de funcionárias e até um roubo em sua propriedade. 

mais informações aqui.

 

Filme: A Árvore Dos Frutos Selvagens (2018) Coprodução Turquia/Arança/Alemanha/Bulgária  

Sinopse: Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, ele se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado, mas as dívidas de seu pai acabam o encontrando.

Mais informações: http://42.mostra.org/br/filme/9699-A-ARVORE-DOS-FRUTOS-SELVAGENS 

 

Filme: Inundação (2018Turquia 

Um grupo de busca acaba se perdendo ao procurar por alguém em uma floresta. Enquanto isso, outras pessoas evacuam a aldeia e uma velha árvore lança um feitiço adormecido em todos. 

 Mais informações aqui.

 

Filme: Holiday (2018) coprodução Turquia/ Dinamarca/ Holanda/Suécia 

Sinopse: Sacha e o namorado Michael, um traficante dinamarquês, vão passar suas luxuosas férias no litoral da Turquia. Junto à bela paisagem e às compras, um clima tenso é gerado pelas regras de Michael. A violência física e psicológica é um dos pilares do relacionamento do casal. Apesar de conhecer o temperamento e a personalidade autoritária e criminosa do companheiro, Sacha o desafia ao fazer amizade com um holandês. É possível que ela ainda consiga deixar essa vida de luxo e violência para trás? 

Mais informações aqui.

 

Filme: Meu tecido preferido (2018) coprodução Turquia/França/Alemanha 

Damasco, março de 2011. Em meio às reverberações da guerra civil na Síria, Nahla, uma jovem de 25 anos, está dividida entre seu desejo de liberdade e suas esperanças de deixar o país após um casamento arranjado com Samir, um sírio que emigrou para os Estados Unidos. No entanto, ele prefere Myriam, sua irmã mais jovem e mais dócil. Nahla, então, fica próxima de uma nova vizinha, Madame Jiji, que acaba de se mudar para o seu prédio para abrir um bordel. 

Mais informações aqui.

 

O Anúncio (2018) Turquia/Bulgária

Sinopse: No ano de 1963, em Istambul, um grupo de conspiradores se prepara para tomar a Rádio Nacional e anunciar um golpe de estado que acontecerá em Ankara. Mas nada sai como planejado: eles são surpreendidos por uma tempestade, o técnico de rádio desaparece e, ainda, precisam lidar com uma traição. Sem receber nenhuma resposta de Ankara, eles tentam manter o plano de anunciar o sucesso do golpe —mesmo sem saber se ele de fato ocorreu. Uma sátira política que faz um comentário irônico sobre o passado e o presente político da Turquia. 
 
Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza.
 

Mais informações aqui.