Aplicativo de informações para imigrantes chega a São Paulo

Ter, 17/12/2019 - 17:08
Publicado em:

O OKA é gratuito e traz dados sobre direitos e serviços públicos federais e locais, como moradia, educação, saúde, documentação, assistência social e assistência jurídica.

O aplicativo voltado para imigrantes e refugiados OKA passou a incluir informações da maior cidade do Brasil nesta semana. Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a versão ampliada do aplicativo gratuito foi lançada por meio de uma parceria entre o Instituto Igarapé, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) e a ONG Atados.

A ferramenta torna acessíveis dados sobre direitos e serviços públicos federais e locais relacionados a moradia, educação, saúde, documentação, assistência social e assistência jurídica. Também conta com explicação dos requisitos necessários para acessá-los, inclusive qual a documentação requisitada.

Antes de chegar a São Paulo, a ferramenta já detalhava serviços oferecidos por órgãos públicos federais em todo o Brasil e serviços locais nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR).

O lançamento na capital paulista aconteceu no Auditório do Museu da Imigração (foto acima) e contou com a participação de Melina Risso, diretora executiva do Instituto Igarapé; Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) no Brasil; Nour Massoud, síria, professora de inglês do Abraço Cultural e ex-presidente do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo; Daniel Assunção, fundador do Atados, que engloba o Abraço Cultural; e Jennifer Annyuli, coordenadora da Política para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC.

Para o lançamento, foram desenvolvidas novas funcionalidades para o aplicativo. Entre elas, a inteligência artificial para atualização de conteúdo de serviços federais, a inclusão de instituições de referência no atendimento a migrantes, a possibilidade de avaliar atendimentos, além de geolocalização precisa.

A plataforma do OKA oferece cadastro para as instituições e organizações que queiram divulgar serviços e informações sobre empreendedorismo. O app permite o acesso às informações sem a necessidade de conexão à internet e está disponível em português, espanhol, francês e inglês na Apple Store ou Google Play.