Monólogo sobre mascate libanês vai dos palcos ao YouTube

Sáb, 13/06/2020 - 15:22
Publicado em:

A peça “Cartas Libanesas”, que narra a história do personagem Miguel Mahfouz, libanês que imigrou ao Brasil em 1914 para trabalhar como mascate, estreou em um novo formato. O espetáculo, que vinha sendo encenado em teatros desde 2015, foi transmitido ao vivo pelo canal do Sesc São Paulo no Youtube, no domingo (07). O vídeo foi gravado pelo ator Eduardo Mossri, que também é produtor da peça.

A apresentação, que segue salva no canal (veja ao final da matéria), faz parte do projeto #EmCasaComSesc. A iniciativa promove uma série de transmissões pela internet, com artistas brasileiros que passaram pelo Sesc do estado. A ideia é que, durante o período de isolamento social para barrar o avanço do novo coronavírus, os repertórios continuem a chegar ao público, agora de forma online.

O ator Eduardo Mossri, que vive Miguel no monólogo “Cartas Libanesas” é descendente de imigrantes libaneses e adaptou alguns trechos da peça para poder contar a história à plateia virtual, que acompanhou a apresentação em tempo real. “Foi bom atualizar o texto para esses tempos, foi bom trocar mesmo que virtualmente, é bom seguirmos”, comentou o ator em sua conta no Facebook.

O texto da obra foi feito por José Eduardo Vendramin, como demonstração de amor e gratidão a todos os imigrantes que enriqueceram a identidade cultural brasileira. As experiências, transmitidas nos canais oficiais do Sesc São Paulo no Youtube e Instagram, vão desde apresentações musicais até peças de teatro onde os atores encenam em suas próprias casas, como na peça “Cartas Libanesas”.

A cada dia, desde o dia 19 de março, a instituição oferece uma nova transmissão ao vivo, direto da casa do artista para casa das pessoas. As lives de espetáculos teatrais são aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, às 21h30. 

Clique aqui e assista no YouTube.