Eric Motjer, diretor de "Beirut La Vie en Rose”, fala sobre seu filme em encontro online

Sex, 04/09/2020 - 21:16

Bate-papo moderado por Natália Nahas, diretora do ICArabe, contou também com as presenças do ator Eduardo Mossri, Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (USEK, Líbano) e de Salem Nasser, professor de Direito na FGV-SP.  

Por Clara Zaim

Nesta sexta-feira, dia 4 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa realizou o segundo bate-papo virtual. O convidado dessa vez foi o cineasta Eric Motjer, diretor do filme "Beirut La Vie en Rose”.

O evento online foi mediado por Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, cientista social e diretora do ICArabe e teve participação do ator Eduardo Mossri, da novela Órfãos da Terra e do espetáculo Cartas Libanesas, Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Université de Saint-Esprit de Kaslik (USEK, Líbano) e de Salem Nasser, professor de Direito na FGV-SP. Assista aqui ao evento na íntegra.

O cineasta Eric Motjer explicou que seu primeiro contato com o Líbano foi casual, mas veio a ideia de filmar no país. O filme começou a ser rodado em 2014 e ele sentiu que o país era frágil, pois em sua visão a qualquer momento poderia sofrer um ataque. Ele quis retratar a forma de viver dos libaneses, mostrar a elite cristã, que aos poucos vem perdendo poder, e apresentar uma nova realidade do país.

mostra

Robert Khatlab discorreu sobre as dificuldades que o país enfrenta, a alegria do povo mesmo em meio à guerra, a relação Líbano x França, entre outros.

Salem Nasser fez um paralelo do filme com a realidade atual do Líbano. Para ele, filmes e documentários enfrentam grandes desafios para conseguir mostrar a realidade completa do Oriente Médio. Ainda segundo o especialista, os noticiários dão a entender que no país só há combates e acontecimentos bons não são mostrados.

O ator Eduardo Mossri afirmou que o filme mostra contradições e faz provocações aos diversos acontecimentos no Líbano sob um olhar estrangeiro.

Assista ao filme "Beirut La Vie en Rose” na Plataforma da Mostra (clique aqui). Acesso gratuito

 

Confira a programação completa aqui

 
Mais um debate, nesta sexta-feira dia 11 de setembro, às 17h

O próximo bate-papo será realizado no dia 11 de setembro, sexta-feira, às 17h. Garry Keane, cineasta do filme Gaza , é o convidado do terceiro encontro virtual. O evento contará ainda com a participação de Arlene Clemesha,  professora de história árabe contemporânea da USP e Diogo Bercito, jornalista da Folha de S. Paulo, especializado em assuntos ligados ao Mundo Árabe e autor do blog Orientalíssimo. 

Assista ao evento no canal do Youtube do ICArabe sem tradução (acesse aqui).

Para assistir com tradução, acesse o Zoom (acesse aqui).

batepapo

Serviço:

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Onde: online

28 de agosto a 13 de setembro

Plataforma da Mostra

31 de agosto a 27 de setembro

Plataforma digital do Sesc

Mais informações em www.icarabe.org

Quanto: acesso gratuito

Realização: Instituto da cultura Árabe

Correalização: Sesc São Paulo

Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil