Casa Árabe promove webinar sobre imigração no Brasil

Qua, 25/11/2020 - 21:42
Publicado em:

 

O evento ‘A Imigração Árabe no Brasil: Análise e suas interpretações’ ocorre na próxima segunda-feira (30) às 17 horas. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

A Casa Árabe está organizando o seu primeiro evento virtual, o webinar ‘A Imigração Árabe no Brasil: Análise e suas interpretações’. O debate acontece na próxima segunda-feira (30) às 17 horas e terá como base uma pesquisa sobre a população árabe no Brasil realizada pelo Ibope e H2R Pesquisas Avançadas. O evento é gratuito, tem inscrições abertas e contará com tradução simultânea para o inglês.

Câmara de Comércio Árabe Brasileira anunciou no final de outubro a criação da Casa Árabe, espaço voltado para a cultura e a imigração árabe que inicialmente terá formato virtual, mas poderá receber uma sede no futuro. A ideia foi apresentada na comemoração dos 68 anos da Câmara Árabe, em julho deste ano, quando foi divulgada a pesquisa da imigração, e lançada oficialmente no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes em outubro.

Participam do webinar a diretora da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso; o doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, Salem Nasser; o professor titular da Universidade Federal de São Carlos e professor de pós-graduação em Sociologia, Oswaldo Truzzi; o diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik, do Líbano, Roberto Khatlab; o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o presidente da entidade, Rubens Hannun, que faz a moderação.

“Este é o primeiro evento da Casa Árabe e queremos mostrar a importância e a influência dos imigrantes árabes no Brasil, até chegarmos no número que temos hoje, de 6% da população. Queremos debater esse tema cada dia mais”, disse Tamer Mansour para a reportagem da ANBA. O evento será uma grande reflexão sobre a pesquisa e sobre a trajetória dos imigrantes árabes no Brasil, desde sua chegada até os tempos atuais.

A amostragem apontou que existem 11,6 milhões de árabes e descendentes no Brasil e que eles formam 6% da população. Entre os que compõem essa comunidade, 10% é o imigrante, ou seja, é aquele que veio do país árabe.  Entre os descendentes, 20% é filho de imigrante, 41% é neto, 19% é bisneto e 20% é tataraneto. Os netos são a maior parcela. A pesquisa mostrou também uma expressiva presença árabe entre as lideranças empresariais no Brasil.

Leia mais sobre a pesquisa:

Comunidade árabe é 6% da população brasileira, diz pesquisa

Entre descendentes de árabes, netos são 41%

De 1500 a 2020, árabes encontram no Brasil seu novo lar

Lideranças empresariais: 10% são árabes e descendentes

Serviço

Webinar ‘A Imigração Árabe no Brasil: Análise e suas interpretações’
30 de novembro, segunda-feira
17 horas
Inscrições abertas

 

 

Crédito da foto: Rodrigo Rodrigues/Câmara Árabe