Escritoras brasileiras mostram seus livros na Expo 2020 Dubai

Sex, 18/02/2022 - 14:44
Publicado em:

Loja do pavilhão do Brasil na exposição universal comercializa obras de brasileiras, especialmente de expatriadas que vivem nos Emirados. Elas farão sessão de autógrafos nos dias 26 e 27 de fevereiro.

 

A loja do pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai colocou em evidência o talento feminino na literatura. Desde dezembro, livros escritos por brasileiras, principalmente expatriadas que vivem nos Emirados Árabes Unidos, podem ser adquiridos no espaço comercial do pavilhão. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, um sábado e um domingo, as autoras vão realizar uma sessão de autógrafos para o público da mostra universal.

A empresa responsável pela loja, a On Duty Events, resolveu aproveitar a presença das brasileiras no país da Expo 2020 Dubai para promover a atividade. Estão na loja livros de expatriadas como as obras infantis O Jardim da Lua, de Wiana Kell, Cissa e a Diversidade, de Veronika Eleutério, My Name is Ali, What is your Name?, de Ladimari Hoeppler, e Dora – A cachorra mais legal do planeta, de Sueli Bianchi.

Também podem ser encontrados o romance de ficção Maid in Dubai, de Zana Bonafe, o guia de estudos Expresso Português, de Anapaula Villa Boas Neves, o livro de aventura Escalando Gigantes, de Fernanda Degow, e o de autoajuda Be Inspired, de Érika Cristina. São livros em português e inglês. Exceto Neves, as demais autoras participam da sessão de autógrafos na Expo, divididas em dois grupos, um no sábado e outro no domingo.

As brasileiras fazem parte do clube de escritores UAEscreve, que se reúne mensalmente para trocar experiências na área e discutir assuntos editoriais e literários. Uma das integrantes do grupo, Wiana Kell, teve a ideia da ação com os livros na sua primeira visita ao pavilhão do Brasil na Expo, ao ver a loja de produtos brasileiros, e fez a proposta para a On Duty.

Wiana é parceria nos Emirados Árabes Unidos da A Taba, clube de assinatura de livros infanto-juvenis do Brasil, e alguns livros de outros autores brasileiros distribuídos pela A Taba também estão na loja do pavilhão do Brasil: História de Bichos Brasileiros, de Vera do Val, e Aulas de Carnaval e Outros Poemas, de Ricardo Azevedo.

A gerente de projetos da On Duty, Gabriela Daher, conta que a ideia de ter os livros na loja é mostrar a produção intelectual e literária brasileira, como elementos dos valores que estão sendo apresentados pelo Brasil na Expo 2020 Dubai. “Os livros são uma parte disso”, afirmou Daher à ANBA por telefone. Ela conta que as obras vêm gerando interesse em um público bem misto, mas são os nativos e os residentes quem mais os adquirem.

A sessão de autógrafos das brasileiras vai acontecer ao lado do Parque das Águas, um espelho d’água que é atração central do pavilhão do Brasil, e cada autora terá uma mesa onde poderá autografar os seus livros e conversar com os leitores interessados. Daher afirma que essa será também uma oportunidade dos visitantes provarem um café brasileiro, uma coxinha, um açaí ou um pão de queijo, que são vendidos na cafeteria.

A loja

A On Duty é responsável pelas operações comerciais do pavilhão e Daher conta que a loja foi pensada em cima dos valores do espaço brasileiro, que tem como tema sustentabilidade, dividido em três lemas: juntos pela natureza, juntos pelo amanhã e juntos pelas pessoas. Nos souvenirs oferecidos no ponto de venda foram estampadas imagens, criadas por um artista brasileiro, que ilustram esses assuntos e remetem ao Brasil.

“Tem toda uma história por trás, quem adquire um produto está adquirindo até conhecimento do país, do que temos, do que construímos”, explica Daher. Outra estratégia da loja é comprovar essa teoria por meio dos produtos. Foi assim que entraram para o espaço artigos como sapatos veganos de marca brasileira e produtos feitos no projeto social Pipa, um polo de criação coletiva de pessoas que moram em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro.

Serviço:

Sessão de Autógrafos de Escritoras Brasileiras
Dias 26 e 27 de fevereiro de 2022
Das 15h às 18h
Pavilhão do Brasil – Expo 2020 Dubai
Dubai – Emirados Árabes Unidos
Contato On Duty: gabriela.daher@ondutyevents.com