Prêmio para livros sobre Palestina tem inscrições abertas

Sex, 18/02/2022 - 14:56
Publicado em:

 

Obras publicadas em inglês entre junho de 2021 e maio de 2022 podem concorrer ao Palestine Book Award. Escolhidos serão anunciados em novembro.

 

Livros publicados sobre a Palestina em inglês podem ser inscritos no Palestine Book Award, que terá a sua 11ª edição neste ano. O prêmio é promovido pelo instituto de pesquisa Monitor do Oriente Médio (Memo) que trabalha na divulgação de informações sobre o conflito Palestina-Israel e outras questões do Oriente Médio.

Os livros devem ter sido publicados entre junho de 2021 e maio de 2022 e precisam ser indicados por editores, autores ou escolhidos pelos próprios juízes da premiação. As inscrições vão até 15 de maio e a divulgação dos vencedores será feita no mês de novembro.

As obras poderão ser escolhidas em várias categorias, entre elas Acadêmica, Tradução, Criativa, Memórias, Biografia, e História Social. Os livros podem ser de ficção ou não, de autoria de uma ou mais pessoas. Antologias de poesia também serão aceitas, mas neste caso, podem ter sido publicadas não apenas no período estipulado. Os livros devem ter sido escritos originalmente em inglês ou terem uma tradução para o inglês disponível.

O Memo informa, no site da premiação, que a iniciativa tem por objetivo promover os livros existentes sobre a Palestina e incentivar novos autores a escreverem sobre o tema, chamando a atenção para a causa Palestina. Os jurados são intelectuais, escritores, jornalistas e estudiosos de várias partes do mundo.

Na edição de 2021, quatro livros foram premiados no Palestine Book Award: A History of Palestinian Islamic Jihad: Faith, Awareness, and Revolution in the Middle East, de Erik Skare; Except for Palestine: The Limits of Progressive Politics, de Marc Lamont Hill e Mitchell Plitnick; Wondrous Journeys in Strange Lands, de Sonia Nimer e Marcia Lynx Qualey (tradutora), e Places of Mind: A Life of Edward Said, de Timothy Brennan.

Mais informações podem ser obtidas no site do Prêmio.