Copa dos Refugiados e Migrantes acontece pela primeira vez em Minas Gerais

Qui, 06/10/2022 - 14:30
Publicado em:

 

Com jogos previstos para este final de semana, equipes da Bolívia, Haiti, Peru e Venezuela vão disputar o inédito campeonato que acontecerá no complexo esportivo da PUC Minas, na capital Belo Horizonte

A Copa dos Refugiados e Imigrantes, torneio de futebol envolvendo pessoas de diferentes nacionalidades no Brasil, será realizada pela primeira vez na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, neste final de semana. O evento oficial de abertura, em que as seleções serão apresentadas e o calendário dos jogos sorteado, será realizado nesta sexta-feira, 7 de outubro, às 18h, no Teatro João Paulo II (Auditório da PUC Minas).

Com o tema “Acolha a imigração: refúgio e migração são direitos humanos”, os jogos acontecerão no sábado (8), a partir das 12h, e no domingo (9), a partir das 8h, no Complexo Esportivo da PUC Minas. O evento esportivo contará com a participação de aproximadamente 80 atletas de quatro países: Bolívia, Haiti, Peru e Venezuela.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é um projeto nacional, realizado pela organização Pacto pelo Direito de Migrar (PdMig) e com os apoios institucionais da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Agência da ONU para Migrações (OIM).

Em Minas Gerais, a organização do evento está sendo realizada com apoio da Associação La Casa Común del Pan, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), a Associação Mineira do Ministério Público, a PUC-Minas e a organização REUNIU-MG. Articuladora da Copa do Refugiados em Minas Gerais, a venezuelana Yolis Lyon, presidente da Associação La Casa Común del Pan, destaca a importância de Minas Gerais em integrar as competições nacionais da Copa dos Refugiados e Imigrantes.

“Consideramos a realização da Copa como um importante passo na mobilização da população refugiada e migrante em Belo Horizonte e região metropolitana. Teremos a oportunidade de promover uma discussão sobre a nossa realidade de deslocamento, assim como os desafios de integração local”, destaca Yolis, liderança indígena da etnia Warao.

Para o capitão do time do Peru, Cristian Chacón Quispe, a realização da Copa dos Refugiados e Imigrantes contribuirá para dar visibilidade e voz às comunidades refugiadas e imigrantes que vivem em Belo Horizonte. “Será a oportunidade de mostrarmos nossa cultura, nossos conhecimentos e toda riqueza que trazemos conosco. Também possibilitará conhecer e confraternizar com outras nacionalidades e, ainda, compartilhar com os brasileiros toda essa diversidade”, afirma o jogador que entrará em campo neste sábado.

A Copa dos Refugiados e Migrantes acontece em 2022 depois de dois anos sem etapas em razão da pandemia de Covid-19. Neste ano, a Copa está sendo realizada em sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), envolvendo 54 seleções e mais de 1.100 jogadores de 48 nacionalidades.

O maior evento esportivo envolvendo refugiados e imigrantes no Brasil busca promover a socialização, mostrar toda a resiliência e perpetuar a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes nacionalidades, contribuindo para o enfrentamento do preconceito e da xenofobia ao incentivar a inclusão dessa população no Brasil.

Serviço:

  • Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022 – edição Belo Horizonte
  • Cerimônia de Abertura – 07 de outubro | 18h (Teatro João Paulo II – PUC Minas: Rua Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico)
  • Jogos | Complexo Esportivo da PUC Minas
  • Sábado – dia 08 de outubro | das 12h às 17h
  • Domingo – dia 09 de outubro | das 8h às 12h