Ato em São Paulo neste sábado por cessar fogo imediato em Gaza

Sex, 12/01/2024 - 17:58
Publicado em:

 

Neste dia 13 de janeiro, sábado, acontece na capital paulista mais um ato por cessar fogo imediato em Gaza. A manifestação terá início às 14h30, com concentração no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e caminhada até a Praça Roosevelt.

 

Setenta e três cidades em todo o mundo se somam neste dia 13 de janeiro, sábado, ao chamado global por cessar fogo imediato e definitivo na faixa de Gaza. São Paulo é uma delas, com início do ato às 14h30, em frente ao Masp, e caminhada até a Praça Roosevelt.

O ato unificado tem na organização a Frente em Defesa do Povo Palestino, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, populares, da juventude, partidos políticos, entidades de defesa dos direitos humanos, da comunidade árabe-palestina e muçulmana e de judeus antissionistas, entre outras.

Já são mais de 23 mil palestinos mortos em quase 100 dias de brutal ofensiva israelense a Gaza, além de 8 mil desaparecidos sob os escombros. A maioria é criança. Oitenta por cento da população de Gaza foi obrigada a se deslocar de suas casas. A crise humanitária é dramática.

A África do Sul entrou com ação junto à Corte Internacional de Justiça (CIJ). Em sua petição de 84 páginas, evidencia o caráter genocida dos atos de Israel, em violação à Convenção para Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

Na apresentação do caso à Corte, em 11 de janeiro, o time de advogados pela África do Sul trouxe informações, imagens e vídeos reveladores da intenção de destruir os palestinos em Gaza, o que está caracterizado na Convenção como genocídio.

A Frente em Defesa do Povo Palestino enviou pedido ao governo brasileiro de apoio à ação da África do Sul e envio de Declaração de Intervenção nesse sentido à CIJ. O Brasil ratificou esse apoio em nota à imprensa, no último dia 10. A expectativa é que, a partir de então, realize declaração na CIJ e rompa os acordos e relações com o Estado de Israel.

O ato deste sábado em São Paulo trará essa demanda, na luta por justiça, por uma Palestina livre de apartheid, colonização, ocupação militar e genocídio.

 

Serviço:

Ato pela Palestina – Cessar fogo já! Fim do genocídio em Gaza!

13 de janeiro de 2024

14h30 no MASP (concentração) e caminhada até a Praça Roosevelt

Mais informações:

https://www.instagram.com/frentepalestinasaopaulo/