Centro Cultural São Paulo lança campanha para dar nome à estação Vergueiro do Metrô

Seg, 13/02/2012 - 15:28

A iniciativa integra as comemorações pelos 30 anos do espaço cultural, que teve a participação de um dos grandes nomes da literatura nacional, o poeta de origem árabe Mário Chamie, em sua fundação.

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) lançou um abaixo-assinado para a inclusão do nome “Centro Cultural São Paulo” na denominação da Estação Vergueiro do Metrô. 

 No dia 13 de maio, o Centro Cultural, que possui 46.500m² e recebe cerca de 800 mil visitantes anualmente, completará 30 anos de história. A campanha para alterar o nome da estação para Estação Vergueiro-Centro Cultural São Paulo ou EstaçãoVergueiro/CCSP” faz partes das comemorações do aniversário.

Inaugurado em 1982 teve como idealizador de seu projeto o poeta de origem árabe Mário Chamie, que até então era Secretário Municipal de Cultura. Ele incentivou a construção de um centro cultural multidisciplinar que contaria com cinema, teatro, espaço para recitais e concertos, ateliês e áreas de exposições, além de bibliotecas. Mario Chamie publicou 15 livros de poesia e ganhou o prêmio Jabuti de literatura com o livro ‘Lavra Lavra’. O poeta e ex-secretario municipal de cultura faleceu em 3 de julho de 2011 de parada cardíaca.

Ícone do cenário cultural de São Paulo, o CCSP promove eventos que representam a realidade artística da cidade, destacando-se na história das políticas públicas de cultura e nos espaços de convívio da capital, já que sua programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares atrai faixas distintas da população, contribuindo para a reafirmação da metrópole como polo da diversidade cultural. Seu projeto arquitetônico integra-se ao espaço urbano, tornando-se uma extensão natural da estação Vergueiro de metrô, que já é por muitos conhecida como ‘Centro Cultural Vergueiro’.

Para o CCSP, unir um serviço municipal ao estadual possibilitará o aumento do consumo cultural bem como na utilização de serviços públicos, que é direito do cidadão. Esta ideia reforça a tradição do metrô de nomear suas estações, não apenas pelo marco geográfico em que se encontram, mas também por seu ponto cultural, histórico ou turístico.

Esta ação vai ressaltar a importância histórica do Centro Cultural São Paulo, criando um impacto informativo por meio desta alteração, otimizando o consumo de cultura e utilização de serviços públicos na cidade de São Paulo.” Afirma Ricardo Resende, diretor do CCSP.

Outro fator importante para esta mudança é a preocupação que o metrô e o Centro Cultural São Paulo possuem em promover o acesso às pessoas com deficiência e com dificuldade de mobilidade, reestruturando-se para possibilitar maior inclusão desses visitantes em todos os  espaços, com acesso à programação e aos acervos. Atualmente, o Centro Cultural desenvolve o projeto Acesso Livre, que objetiva promover o livre acesso aos livros, espetáculos dentre os outros serviços oferecidos.

O ICArabe apoia esta causa. Se você quer apoiá-la também, acesse:

 http://www.centrocultural.sp.gov.br/abaixo_assinado.asp convívio da