José Farhat analisa o atual panorama geopolítico do Oriente Médio em evento aberto ao público
A ideia do encontro é apresentar um cenário que mostra a interligação dos conflitos com interesses diversos, mas sempre com o mesmo rumo. “A Primavera Árabe teve, desde o seu início, uma vitória que não pode ser esquecida: o esfacelamento de um preconceito ocidental e de um clichê do orientalismo ignorante e intolerante a respeito da incapacidade congênita dos árabes em conceber um sistema democrático e a desestabilização da crença de que os árabes não mereciam nada além de serem governados por déspotas”, ressalta Farhat.
Para o professor, vive-se no presente uma série de incertezas do processo primaveril, que entra agora em sua quarta fase. “Discutiremos principalmente a primeira fase, encerrada em 2011, quando afloraram as reivindicações relativas à dignidade e à cidadania; a segunda, com o surgimento de lutas de contextos localizados; e a terceira, com a internacionalização, ingerências regionais e internacionais e o incentivo das rivalidades entre sunitas e xiitas”, explica.
O evento tem coordenação de Assad Frangieh, editor do Oriente Mídia, um mural de análises geopolíticas na linha oposta dos institutos de análises aliados aos Estados Unidos (www.orientemidia.org).
A palestra será realizada nesta terça-feira, 11 de março, às 20h, no Centro Cultural Árabe Sírio, que funciona agora em nova sede, à Rua dos Ingleses, 149, na Bela Vista, próximo ao Teatro Ruth Escobar. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3266-3441.
Serviço:
Palestra com José Farhat no Centro Cultural Árabe Sírio
Quando: dia 11 de março, às 20h
Onde: Centro Cultural Árabe Sírio - nova sede: Rua dos Ingleses, 149, Bela Vista, próximo ao Teatro Ruth Escobar
Informações: tel.: 11 3266-3441
Entrada franca