Líbano promove encontro sobre diáspora
A programação inclui sessões de histórias de sucessos de libaneses, apresentação de projetos do Ministério das Relações Exteriores para estas comunidades, de estudos e informações sobre os expatriados, discussões sobre o papel da diplomacia na diáspora e na economia.
O evento também dedica um dia a reuniões setoriais sobre 12 temas considerados importantes no Líbano e para a comunidade de emigrantes: medicina, medicamentos e enfermagem; dinheiro, bancos e seguros; empreiteiras, engenharias, construção civil e desenvolvimento imobiliário; produtos agrícolas, culinária libanesa e franquias; mídia, propaganda, música e cinema; artes, joias e alta costura; educação, publicações, ciências e culturas; indústria e comércio; petróleo e gás; telecomunicações e informática; turismo, hotéis, transportes e serviços; política, organizações internacionais e civis, e instituições da diáspora.
A abertura foi feita pelo ministro das Relações Exteriores e dos Emigrantes do Líbano, Gebran Bassil, na presença de mais de 1200 libaneses e descendentes que vivem em vários países do mundo (Brasil, Argentina, México, Equador, Estados Unidos, França, Senegal e África do Sul, entre ouros).
Do Brasil participa uma delegação de mais de 60 pessoas, entre elas o Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Kabalan Frangie, e o presidente do Clube Atlético Monte Líbano em São Paulo, Marcelo Zarzur, com um grupo de 17 membros do clube. O embaixador do Brasil no Líbano, Jorge Kadri, de origem libanesa (de Zahle), esteve presente no evento.
Para o Professor Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), presente no encontro, este evento é um passo para que o Líbano reencontre o Líbano Ultramarino, o País de Mahjar (Emigração) e que estes troquem experiências, intercâmbios. “Ė um encontro de fortalecimento das relações humanas e relações diplomáticas entre os países que possuem comunidades libanesas”, afirma. “Como diz o grande poeta libanês Said Akl, do mundo somos vizinhos e irmãos."
No último dia, haverá o lançamento do Museu da Diáspora Libanesa e da nova Casa da Diáspora Libanesa. Os participantes ainda terão um almoço típico com comidas do país árabe.
Mais informações sobre o encontro Potencial da Diáspora Libanesa 2015 estão disponíveis, em português, no site www.lde-leb.com/pr/home.
(ICArabe e ANBA)