Mobilização internacional para o Fórum Social Mundial Palestina Livre
Foram registradas 158 atividades autogestionadas, promovidas por organizações de 21 países. No momento, a organização do FSMPL está fechando o processo de convergência dessas atividades, que permitirão assegurar debates fortes, focados e globais. Uma breve análise das atividades autogestionadas registradas mostra uma coerência impressionante de intenções de solidariedade global. As atividades refletem plenamente os objetivos, as prioridades e as análises do documento de referência elaborado na Palestina para o FSM Palestina Livre.
Grandes palestrantes
Dezenas de palestrantes inspiradores, ativistas-chave do movimento de solidariedade global, intelectuais, líderes de movimentos sociais e artistas já confirmaram presença no Fórum Social Mundial Palestina Livre. Veja abaixo alguns dos convidados:
- Ronnie Kasrils (nascido em 15 de novembro de 1938), político sul-africano, foi ministro de 2004 a 2008 e membro da Comissão Executiva do Comitê Nacional do Congresso Nacional Africano (CNA) de 1987 a 2007, bem como membro do Comitê Central do Partido Comunista Sul-Africano de dezembro de 1986 a 2007. É um dos oradores mais eloqüentes sobre o apartheid israelense, com uma ótica sul-africana: "Na África do Sul - não esqueçamos - houve um tempo em que o mundo compararia o governo a qualquer regime repulsivo tirânico e diria: 'é um lugar onde nunca haverá mudança - estes caras negros não vão ser capazes de remover a tirania do apartheid. Os caras são muito poderosos, os recursos, os militares, a força, o ouro, a riqueza - impossível!' Mas não para um povo reprimido que nunca disse aceitar o jugo".
Veja o discurso na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=g_CdLDNHAWI&playnext=1&list=PLA33164389B92CF8D&feature=results_video<
- Angela Davis: Seu ativismo e seus estudos nas últimas décadas a aproximaram do povo palestino. Hoje ela está profundamente envolvida na busca de justiça social com os palestinos. Angela sempre enfatizou a importância da construção de comunidades de luta pela justiça econômica, racial e de gênero. Autora de nove livros, ela lecionou nos Estados Unidos, na Europa, na África, na Ásia, na Austrália e na América do Sul. Para uma apresentação sobre a Palestina ver:
http://www.youtube.com/watch?v=IZS2lVDqBTE&playnext=1&list=PL276B1C2099A0ED05&feature=results_video
O Fórum contará também com participações de diversos artistas, entre eles:
- Marcel Khalife - nasceu em 10 de junho de 1950, em Amchit, no Líbano. Estudou o oud (alaúde árabe) no Conservatório Nacional de Música de Beirute e se formou em 1971. Desde então vem trazendo nova vida para o instrumento. Seu trabalho tem sido aclamado pela crítica, no mundo árabe e internacionalmente. Criatividade, inovações, preocupações políticas e humanitárias fizeram dele um dos heróis musicais da causa palestina. Em junho de 2005 Marcel Khalife, foi nomeado Artista da Unesco para a Paz, por sua realização artística e por suas contribuições humanitárias. Ele já se apresentou em alguns dos mais prestigiados salões de música do planeta. "Nada justifica a nossa arte mais do que falar por aqueles que não podem falar."
Veja uma performance de Marcel Khalife em: http://www.youtube.com/watch?v=PDRKsmiFQJI
- DAM Hiphop - A música de DAM é uma fusão única de Oriente e Ocidente, combinando ritmos de percussão árabe, melodias do Oriente Médio e hip hop urbano. A inspiração musical de DAM vem da vida cotidiana em sua cidade natal de Lyd, a 15 minutos de Tel Aviv, entre os jovens da cidade e comunidades vizinhas com programas e oportunidades antes negados aos cidadãos palestinos de Israel. O grupo tem sido destaque na Vibe, National Geographic, Rolling Stone, Q, Basement, Reuters e The New York Times, e já apareceu na MTV, CNN, BBC e Al Jazeera.
Conheça um de seus vídeos musicais (em árabe, com legendas em português):http://www.youtube.com/watch?v=O6aZCSysDls
Para conhecer a programação completa do Fórum, acesse o site http://wsfpalestine.net/pt-br