Patrimônio arqueológico palestino é apresentado em congresso internacional
Nesta quinta e sexta-feira acontece em Paris o seminário científico, onde será apresentado o patrimônio arqueológico palestino.
O congresso internacional acontece na Escola Nacional Superior(ENS), e segundo os organizadores do evento, tem o objetivo de apresentar ações de conservação, redimensionamento e valorização deste patrimônio palestino, a partir dos vestígios do mosteiro de Santo Hilário em Tell Umm Amer, na Faixa de Gaza.
Entre os participantes, estão: o dominicano Jean-Baptiste Humbert, diretor do Departamento de Arqueologia da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa (Ebaf) de Jerusalém, e Béatrice André-Salvini, chefe do Departamento de Antiguidades Orientais do Louvre.
Uma ação de cooperação científica franco-palestina iniciou-se em Gaza para a formação de arqueólogos e de restauradores palestinos ligados à universidade islâmica local.
Recentemente os palestinos passaram a integrar a Unesco((Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e querem incluir patrimônios á lista de Patrimônio Mundial da Humanidade. Há um ano a autoridade palestina apresentou a cidade de Belém, conhecida mundialmente como o local do nascimento de Cristo, para a candidatura à patrimônio mundial da humanidade. Em julho deste ano deve sair a decisão da Unesco.
Informações extraídas de reportagem publicada na Folha de S. Paulo: “Patrimônio arqueólogo palestino é apresentado em Paris”, em 13/03/12. Imagem de Dimitri Messinis/AP.