Projeto RestART Beirut pede doações para restaurar palácio

Seg, 01/02/2021 - 14:45

O Palácio Sursock foi fortemente afetado pela explosão que ocorreu no Porto de Beirute no ano passado. A iniciativa pretende transformar o prédio histórico em museu e centro cultural.

Um grupo de amigos de diversos países envolvido em filantropia cultural lançou recentemente o projeto RestART Beirut, uma iniciativa para angariar fundos para diversas ações culturais para preservar e restaurar o patrimônio de Beirute, no Líbano. A primeira ação do projeto é a reconstrução e restauração do Palácio Sursock e a recuperação de sua coleção de arte privada, transformando a casa em um museu aberto ao público e um centro cultural com diversas atividades. Na foto acima, a fachada do palácio após a explosão no Porto de Beirute.

O Palácio Sursock foi escolhido para o projeto por ser um dos maiores palácios históricos de Beirute e um lugar icônico, que foi muito afetado pela explosão no Porto de Beirute, em agosto do ano passado. A reportagem da ANBA entrevistou a coordenadora do projeto, a suíça Marie Eve Didier. “O palácio foi construído no século 19 e tem traços únicos da arquitetura libanesa, além de uma coleção privada de arte. Com a restauração poderemos divulgar e dividir esse conhecimento, e além de se tornar um museu, vamos ter residências artísticas com artistas locais e internacionais, eventos musicais e uma série de atividades”, disse. Já durante o processo de reconstrução, a área externa da casa, um grande jardim, deve ser aberta ao público.

O projeto de longo prazo pretende angariar entre US$ 7 milhões e US$ 10 milhões ao longo dos próximos cinco a seis anos. São aceitas doações em dinheiro, voluntariado e parcerias acadêmicas de instituições locais e internacionais.

“Aceitamos doação de materiais de construção, de voluntários qualificados de diversas áreas, além de dinheiro. A ideia é fazermos um intercâmbio com o know how local e a expertise internacional. Queremos que esse projeto ajude Beirute e que tenha um impacto social positivo”, disse Didier.

As ações do RestART Beirut visam a preservação e restauração do patrimônio e de coleções de arte de Beirute a fim de permitir seu acesso ao público. O projeto também visa a educação, com foco na conscientização patrimonial, na transmissão de saberes, na difusão da cultura arquitetônica e artística para as gerações mais jovens; na economia local com a revitalização de uma rede de artesãos libaneses e a criação de novos empregos no setor; e na solidariedade internacional, medida pelas cooperações transnacionais que deverão ser estabelecidas entre instituições, universidades, empresas privadas e particulares.

Para conhecer mais e fazer doações, entre no site do projeto.

fto

 

2