Um ídolo palestino na Copa

Qui, 12/06/2014 - 22:41
Publicado em:
A Copa do Mundo no Brasil teve uma voz palestina. O cantor palestino Mohammed Assaf, 24 anos, veio ao Brasil nesta semana para se apresentar no 64º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), realizado na capital paulista na terça e na quarta-feira, às vésperas da abertura do torneio. Assaf cantou a música “Assaf 360”, que tem o mundial como tema. 

Nascido na Faixa de Gaza, o artista tornou-se famoso mundialmente depois de vencer, em junho do ano passado, o programa de calouros “Arab Idol”, a versão árabe do “American Idol”. Desde então, já fez shows na Dinamarca, Suécia, Canadá, Estados Unidos e Chile. Sua apresentação no Congresso da Fifa, para duas mil pessoas, foi a primeira vez que subiu em um palco no Brasil. “Foi muito importante cantar no evento da Fifa. Mais de um bilhão de pessoas me viram. Meu sonho é ser um cantor internacional”, afirmou Assaf, que admira artistas latino-americanos, como o brasileiro Sergio Mendes e a colombiana Shakira.

Uma voz pela Palestina

Assaf disputou a final do Arab Idol com um candidato egípcio e uma síria. Canta desde os 5 anos, mas jamais imaginou que chegaria tão longe. “A arte de cantar é universal, independentemente do idioma, do ritmo, do dialeto, e através da música podemos levar uma mensagem. Ela é capaz de transmitir uma mensagem mais do que um discurso político. Quando assistia aos desenhos na televisão, eu não me interessava pela história deles, mas pela música”, disse.

O reconhecimento internacional, diz ele, ajuda a dar visibilidade à causa palestina. “Apesar das dificuldades, não perdemos a esperança. Se há uma coisa que o povo palestino preza é sua dignidade. Queremos nossa autodeterminação e viver em paz.”

O cantor reconhece que cada vez mais pessoas em todo o mundo apoiam a Palestina. “A consciência é crescente. Isso prova que ainda há sentimento pelos direitos dos seres humanos nesse mundo.”

Além da fama pela música, uma de suas maiores conquistas foi ter se tornado embaixador regional da juventude da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (Unrwa, na sigla em inglês). Cada vez que um internauta faz o download de sua música “Assaf360”, parte do dinheiro arrecadado é revertida para a campanha “Doe para a Alimentação”. A Unrwa assiste cinco milhões de refugiados palestinos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Síria, Jordânia e Líbano.

Participar da Unrwa, afirmou o cantor, é uma forma de ajudar o povo palestino. “É uma honra fazer parte da Unrwa. Agradeço a solidariedade de todas as pessoas pelo mundo e aos brasileiros, pois sei que ajudam nos territórios ocupados, há projetos realizados financeiramente com ajuda do Brasil, como ruas, escolas e hospitais.”

Futebol

Outra paixão do astro árabe é o futebol. Assaf é jogador registrado na Federação Palestina de Futebol. Ele revela que gosta da Seleção Brasileira, mas nesta Copa irá torcer pelo único representante árabe da competição, a Argélia. Assaf assistiu ao jogo de abertura do mundial, entre Brasil e Croácia, nesta quinta-feira (12), antes de deixar o Brasil.

Assista à apresentação de Mohammed Assaf no Arab Idol: https://www.youtube.com/watch?v=Aj-pyJF6ckU

E no congresso da FIFA, em São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=tfXR2i1gUBU&list=UUaTEzQ2l5uvEIVg5diys6dw